SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Formando professores do ensino fundamental reflexivos: conversando sobre ciências e falando inglês como uma língua adicional"Era uma vez uma cinderela surda": uma análise da releitura do clássico, em escrita de sinais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GIL, Ana Godinho. Da comunicabilidade do juízo estético. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.341-354. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150008.

O objectivo deste artigo é examinar a possibilidade de transmissão do gosto através do juízo estético, o que é certamente um dos maiores desafios do ensino das artes e da educação estética. De onde vem essa dificuldade de comunicação? Quais os factores em jogo? Que experiência estética pode o professor transmitir e quais os limites desse tipo de transferência de sentimentos? Pensamos que ao esclarecer estas questões estamos contribuir para a educação artística e para a procura de práticas concretas a que se poderia chamar "comunicação do gosto". A análise do pensamento de Kant sobre esta matéria revela-se uma peça essencial desse contributo. Analisaremos com a ajuda de Deleuze e Lyotard as noções de sentido comum e senso comum, a comunicabilidade do juízo estético e o pensamento alargado.

Palavras-chave : Senso Comum; Sentido Comum; Comunicabilidade; Universalidade; Juízo Estético.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )