SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Da comunicabilidade do juízo estéticoEducomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BUENO, Luzia; MASCIA, Márcia Aparecida Amador; DALLAN, Maria Salomé Soares  e  NARDINI, Mateus Roncada. "Era uma vez uma cinderela surda": uma análise da releitura do clássico, em escrita de sinais. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.355-376. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150009.

A proposta deste artigo é apresentar uma análise do livro bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) "Cinderela Surda". O objetivo consiste em comparar a diferença entre a versão oferecida em Língua Portuguesa e o conteúdo textual em Língua de Sinais, apontando alguns apagamentos percebidos em relação ao conteúdo da história. O referencial teórico reside nos estudos sobre gêneros de Bakhtin/Voloshinov e Bronckart. A análise revelou a necessidade de trazer às novas produções não apenas os elementos formadores desse gênero, percebidos nas duas versões, mas também de uma consonância maior entre as duas línguas, ao tentar reproduzir o efeito de sentido vivido por meio da narrativa, nos seus distintos leitores.

Palavras-chave : Gêneros Textuais; Interacionismo Sociodiscursivo; Língua de Sinais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )