SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2"Era uma vez uma cinderela surda": uma análise da releitura do clássico, em escrita de sinaisA lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

FORTUNATO, Ivan  e  PENTEADO, Claudio Luis de Camargo. Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculo. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.377-393. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150010.

Frente à centralidade midiática contemporânea, apresentamos este artigo de revisão de literatura e reflexão crítica, concebido à luz dos estudos sociológicos e dos propósitos de uma nova área, denominada de Educomunicação. Ao cotejar a literatura com nossa própria experiência como docentes no Ensino Superior, temos como objetivo principal o de apresentar algumas críticas, ao conteúdo midiático, que atua como uma espécie de concorrência desleal ao trabalho educativo realizado nas escolas e universidades. Primeiro, considera-se que, em sua evolução histórica, os canais da mídia assumiram papel central na organização da vida social, em amplo sentido, abraçando as dimensões política, cultural, e até mesmo axiológica, da sociedade contemporânea. Segundo, discute-se o que nomeamos como concorrência desleal entre mídia e educação escolar, baseando-nos na enorme quantidade de produtos midiáticos desenvolvidos sob a ótica do espetáculo, seja informação ou entretenimento. Por fim, ressaltamos a educomunicação como uma potencialidade de cooperação ao trabalho educativo.

Palavras-chave : Mídia; Deseducação; Educomunicação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )