SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Educomunicação, ou contra a concorrência desleal entre educação e a mídia do espetáculoA construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ALMEIDA, José Adolfo Mota de  e  PINTO NETO, Pedro da Cunha. A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.394-413. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150011.

Considerando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as "estratégias, táticas e astúcias" que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, esta investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico desta pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares, que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula; aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diversas, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades.

Palavras-chave : Tecnologia Educacional; Lousa Digital Interativa; Tecnologia da Informação e da Comunicação; Novas Mídias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )