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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

VALLEZI, Silvia. A construção de uma identidade institucional: políticas educacionais e infância nos projetos pedagógicos do CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.414-426. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150012.

O artigo analisa as múltiplas apropriações das normas institucionais, tomando como fonte os Projetos Pedagógicos elaborados no CEMEI do CAIC Prof. Zeferino Vaz, entre 1995 e 2008. As ideias de Chartier fundamentaram a investigação sobre as representações e apropriações tendo em vista a materialidade dos documentos. O artigo intenta apreender as maneiras pelas quais os profissionais deram sentido às suas práticas, registrando-as e justificando-as a partir do uso criativo das normas federais e municipais que permearam a implantação da instituição no município de Campinas/SP. A análise do uso dos termos que referenciaram a infância nos documentos permite ver a percepção teórica, normativa e ideológica que fundamentou a elaboração dos documentos produzidos no interior da escola. Os modos pelos quais o conjunto de Projetos Pedagógicos foi formulado a partir da escolha dos elementos constitutivos da política educacional e das concepções de infância remetem às práticas cotidianas e possibilitam observar as formas de construção da cultura e da identidade institucional.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação Infantil; Infância.

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