SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno; SILVA, Fernanda Duarte Araújo  e  CICILLINI, Graça Aparecida. Os sentidos dos silêncios na educação: representações sociais de professores formadores da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - MG. ETD [online]. 2015, vol.17, n.2, pp.442-462. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.2592/EDT17N2A20150014.

As reflexões sobre os silêncios na educação apresentadas neste artigo foram organizadas a partir de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), como um dos sentidos e significados das representações sociais, de docentes que atuam em cursos de licenciatura, sobre Educação para a Justiça Social. Apoiamo-nos na abordagem teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais (TRS) e na técnica de livre associação de palavras (ABRIC, 2001) para definir os procedimentos da pesquisa e elaborar os instrumentos de coleta de dados. Aplicamos um questionário com o uso da técnica de livre associação de palavras, instigadas a partir de um conjunto de 13 imagens com cem professores universitários. As palavras mais escolhidas, a partir desse conjunto de imagens, representam a abrangência de inserção do trabalho docente em diferentes contextos: espaços temporais, sociais, econômicos e culturais. Para este artigo, selecionamos discutir as representações de docentes relacionadas a uma das 13 imagens, denominada "Retratos silenciosos" (CÂMARA, 1975). As representações dos professores, relativas a essa imagem, referem-se às condições de aprendizagem e permanência na escola para o enfrentamento da exclusão social e cultural, destacando a necessidade de uma educação política com vistas ao exercício da Educação em Direitos Humanos. Em linhas gerais, percebemos que essa imagem despertou nos sujeitos sentimentos contraditórios movidos pela compreensão das violências, da indignação ou da aversão à situação e à tentativa de libertação dessas formas de representação.

Palavras-chave : Representação Social; Educação; Silêncio; Justiça Social; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )