SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Avaliação do ensino superior: o professor iniciante e suas dificuldades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Angela Maria; MACHADO, Cristiane  e  BRAVO, Maria Helena. O que revela a prova brasil sobre situações de conflitos em escolas públicas? Cenários delineados pela visão de docentes. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.473-487. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8635363.

Este artigo tem como propósito cotejar o desempenho dos alunos na Prova Brasil com as respostas dos professores relativas à indisciplina e violência de escolas estaduais do município de Guarulhos, registradas nos questionários contextuais da mesma prova. Para este estudo, foram sistematizados os dados de 10 escolas que obtiveram alta pontuação no Ideb em 2007 e mantiveram esse crescimento em 2011; da mesma forma, foram sistematizados os dados de 10 escolas que obtiveram baixa pontuação no Ideb em 2007 e mantiveram tal tendência em 2011. Os dados foram cotejados com a sistematização das 29 questões sobre violência contidas na Prova Brasil, com vistas a identificar possíveis aproximações entre resultados de desempenho e situações de conflito e violência nas escolas. Conclui-se que há indícios de aproximações entre escolas com baixo desempenho no Ideb e o aumento de casos de conflitos escolares, porém, cabe destacar que os registros dessas situações aparecem mais em 2011 do que em 2007. Os dados analisados permitem afirmar ainda que há uma tendência de ampliação de níveis de intolerância recíproca entre alunos, professores e direção no espaço escolar, corroborando resultados de outros estudos que se dedicam a examinar o tema.

Palavras-chave : Prova Brasil; Avaliação Externa; Conflitos Escolares; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )