SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Avaliação do ensino superior: o professor iniciante e suas dificuldadesIncongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GONCALVES, Juliana Aparecida Jonson. Spinoza: hackeador dos afetos. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.496-501. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8641866.

Este ensaio trata de uma pesquisa de doutorado fundamentada pela Ética de Spinoza a qual se utiliza do conceito de afeto para discutir o tema da pichação nas cidades como movimento de presença marcante difundido pelo mundo inteiro. O olhar para a pichação do ponto de vista da Ética spinozista, sem uma moral pré-estabelecida, torna este tema mais próximo de um processo criativo e por isso não deve ser ignorado para se pensar uma composição de consciência urbana nas cidades. O corpo e a cidade só se compõem de maneira ativa enquanto estão sob relação de um afeto alegre, portanto imaginar sobre o que se vê nas cidades permite que o pensamento se torne inventivo.

Palavras-chave : Baruch Spinoza; Ética; Afeto; Pichação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )