SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Spinoza: hacker of affectionsEducation and reduction of inequality: a collaborative study Brazil - Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

AMORIM, Filipi Vieira; NEVES, Júlia Guimarães; ALVARENGA, Bruna Telmo  and  PEREIRA, Vilmar Alves. Incongruência entre os predicados da educação: os desafios da docência no contexto da educação popular. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.502-513. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638206.

O ensaio propõe uma reflexão sobre os princípios que orientam a concepção de Educação Popular como prática político-pedagógica. A discussão é um diálogo com estudiosos da Educação Popular que culmina com apontamentos sobre os desafios da docência nessa perspectiva. O artigo está dividido em: i) Primeiras palavras; ii) Traços históricos e conceituais da Educação Popular; iii) Os sentidos da Educação Popular; iv) Os desafios da docência no contexto da Educação Popular; v) Considerações finais. A tese principal é a da infeliz necessidade de adjetivarmos a Educação como forma de demarcarmos um campo político, de resistência e de luta, contra as antinomias que perpassam nosso sistema educacional. Ainda, trata-se de uma postura assumidamente em defesa da ética humana com vistas à igualdade e à justiça social.

Keywords : Educação Popular; Docência; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )