SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3The incongruity between the predicates of education: the challenges of teaching in the context of popular educationFamily income and parent´s schooling: reflections from ENEM 2012 microdata of São Paulo state (Brazil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de; ZUCCHETTI, Dinora Tereza  and  BARRETO, Maria Antônia Belchior Ferreira. Educação e redução de desigualdades: um estudo colaborativo Brasil-Portugal. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.514-522. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638238.

Apresenta um texto argumentativo sobre as relações entre educação e redução de desigualdades, tomando como referência as práticas de educação desenvolvidas no Brasil e em Portugal voltadas para crianças, adolescentes e jovens socialmente vulnerabilizados. No caso brasileiro, toma o Programa Mais Educação (PME), como exemplo de política afirmativa, uma ação estratégica de articulação entre as áreas pedagógica e social, que executa ações prioritariamente dentro das escolas da rede pública e/ou na modalidade de parcerias, com ONGs e serviços comunitários executados por entidades do terceiro setor. No caso português, o enfrentamento ocorre por dentro do próprio sistema escolar, por meio das escolas de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIPs), uma medida de política de combate aos problemas de exclusão social e escolar, em um determinado espaço geográfico. Trata-se de práticas educativas que visam à articulação de medidas locais de caráter pedagógico, psicológico e social, disponibilizando recursos humanos (mais docentes, psicólogos, mediadores, assistentes sociais, educadores sociais), além de verbas específicas. Defende que em ambos os países a ideia de vulnerabilidade é sinônimo de risco social, exigindo uma abordagem diferenciada e específica sobre essa população por meio da promoção de sua educação. Aponta algumas das diferentes formas pelas quais tais experiências educativas, na qualidade de políticas afirmativas de enfrentamento da pobreza, aproximam-se e distanciam-se em ambos os países. Encerra ressaltando que os dois modelos de intervenção, embora com características distintas, estão voltados para os mesmos segmentos populacionais reconhecidos, em ambos os países, como demandantes de ações específicas no sentido da busca por equidade social.

Keywords : Educação; Desigualdades; Políticas Sociais; Vulnerabilidade Social; Brasil. Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )