SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Metamorphoses of the self: rural students on urban schoolsBetween juvenile worlds: the technologies in the life and schooling of working class students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SILVEIRA, Renê José Trentin. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.558-575. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638307.

O presente artigo é resultado parcial de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida em 2011-2012 com a Università degli Studi di Torino, sob a supervisão do Prof. Dr. Angelo D'Orsi, com apoio da Fapesp. Seu principal objetivo é discutir, a partir de Gramsci, o papel da escola na superação da sociedade de classes, situando esse autor no contexto das teorias pedagógicas que investigam essa temática. Para tanto, são examinados inicialmente dois textos gramscianos pré-carcerários de 1919 que tratam especificamente do tema da escola: um artigo publicado no Avanti!, jornal do Partido Socialista, intitulado "A escola é uma instituição séria?", e uma crônica sem título no L'Ordine Nuovo. Em seguida, busca-se articular as considerações decorrentes desse exame com conceitos e posições do autor, expressas nos Cadernos do Cárcere, enfatizando-se as noções de "estrutura" e "superestrutura", "Estado integral", "sociedade civil", "sociedade política", "racional", "guerra de movimento" e "guerra de posição". Finalmente, conclui-se que, para Gramsci, como elemento da sociedade civil, a escola é, de fato, aparelho de hegemonia da classe dominante, mas também, contraditoriamente, terreno de luta contra-hegemônica, travada na forma de "guerra de posição" pelos intelectuais que nela têm seu campo específico de atuação: os professores. Além disso, pelas características que reúne, constitui espaço privilegiado para o contato entre os intelectuais e os "simples" e, portanto, um importante instrumento de elevação cultural de massa, do qual não devem abdicar os intelectuais comprometidos com as camadas subalternas.

Keywords : Antonio Gramsci; Escola Unitária; Guerra de Posição; Sociedade Civil; Hegemonia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )