SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Metamorfosis del yo: estudiantes rurales em las escuelas urbanasEntre mundos juveniles: las tecnologías en la vida y escolarización de los alumnos de las clases populares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVEIRA, Renê José Trentin. Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.558-575. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638307.

O presente artigo é resultado parcial de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida em 2011-2012 com a Università degli Studi di Torino, sob a supervisão do Prof. Dr. Angelo D'Orsi, com apoio da Fapesp. Seu principal objetivo é discutir, a partir de Gramsci, o papel da escola na superação da sociedade de classes, situando esse autor no contexto das teorias pedagógicas que investigam essa temática. Para tanto, são examinados inicialmente dois textos gramscianos pré-carcerários de 1919 que tratam especificamente do tema da escola: um artigo publicado no Avanti!, jornal do Partido Socialista, intitulado "A escola é uma instituição séria?", e uma crônica sem título no L'Ordine Nuovo. Em seguida, busca-se articular as considerações decorrentes desse exame com conceitos e posições do autor, expressas nos Cadernos do Cárcere, enfatizando-se as noções de "estrutura" e "superestrutura", "Estado integral", "sociedade civil", "sociedade política", "racional", "guerra de movimento" e "guerra de posição". Finalmente, conclui-se que, para Gramsci, como elemento da sociedade civil, a escola é, de fato, aparelho de hegemonia da classe dominante, mas também, contraditoriamente, terreno de luta contra-hegemônica, travada na forma de "guerra de posição" pelos intelectuais que nela têm seu campo específico de atuação: os professores. Além disso, pelas características que reúne, constitui espaço privilegiado para o contato entre os intelectuais e os "simples" e, portanto, um importante instrumento de elevação cultural de massa, do qual não devem abdicar os intelectuais comprometidos com as camadas subalternas.

Palabras clave : Antonio Gramsci; Escola Unitária; Guerra de Posição; Sociedade Civil; Hegemonia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )