SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3School and social classes from a gramscian perspectve: the classroom, the intellectuals and the simple peopleProuni students who enrolled in graduate studies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SALATINO, André Toreli  and  BUENO, Belmira Oliveira. Entre mundos juvenis: as tecnologias na vida e na escolarização de alunos das classes populares. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.576-595. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8637511.

O artigo analisa o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na vida escolar de jovens do Ensino Médio pertencentes a classes populares, com foco sobre o uso dos aparelhos celulares. Os dados qualitativos procedem de uma pesquisa etnográfica realizada ao longo de 2012 em uma escola pública de São Paulo que incluiu, além das observações em salas de aula, um questionário e um grupo focal. Os dados quantitativos foram extraídos do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação 2013. As análises, em perspectiva sociológica, levaram a concluir que as tecnologias constituem uma das bases da experiência social da juventude contemporânea e que, mesmo que a instituição escolar não as tenha incorporado a suas práticas, os alunos trazem dispositivos móveis para o interior dela. Entretanto, eles não mobilizam esses aparelhos para potencializar as aprendizagens escolares, mas para se ausentarem do mundo escolar e reencontrarem os temas do universo juvenil. Pensar a incorporação desses elementos tecnológicos na cultura escolar requer, desse modo, compreender a responsabilidade da escola e dos professores na utilização pedagógica desses recursos, bem como a ponderação de que as tecnologias podem atuar mais como um fator de ampliação das desigualdades do que de democratização social e escolar.

Keywords : Tecnologias; Celulares; Jovens; Ensino Médio; Classes Populares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )