SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Between juvenile worlds: the technologies in the life and schooling of working class studentsThe relationship between education and poverty: the rise of vulnerable educational territories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CAUDURO, Maria Teresa  and  WERLE, Flávia Obino Corrêa. Prounistas que ingressam na pós-graduação. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.596-613. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8638231.

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com estudo de caso na região do Alto Uruguai e das Missões, em específico, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEDU-URI/FW). A pesquisa, realizada em 2013, buscou investigar o perfil dos acadêmicos ex-prounistas da URI/FW que ingressaram na pós-graduação em Educação no período de 2011 a 2013 e o impacto da política pública para eles. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo e com estudo de caso, que teve por finalidade registrar e analisar fenômenos fundamentados nas ideias de Bourdieu como capital cultural. A amostra deste estudo se constituiu de forma não probabilística e intencional por oito mestrandos ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado em Educação no período mencionado. A amostra do estudo compõe a totalidade da população de ex-prounistas que ingressaram no Programa de Mestrado. A tabulação dos dados foi manual e utilizou-se da estatística descritiva (frequência e percentagem), por meio do emprego do programa Microsoft Excel. Como conclusão, os resultados foram que 100% dos investigados registraram que sem o ProUni não teriam tido condições de ingressar no Ensino Superior; que, ao concluir a graduação, em seguida foram absorvidos pelo mercado, possibilitando geração de renda. Não contentes, buscaram outro nível de diploma (outro investimento) para terem acesso à melhoria de posição social e remuneração. Sugere-se que esses dados sirvam para ampliar outras investigações com dados mais quantitativos e qualitativos.

Keywords : ProUni; Políticas Públicas; Programas de Pós-Graduação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )