SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Education and social classes: the "public policy networks" and the ethos mercantil in public sphere author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

DIAS JR, Antonio Carlos. Intelectuais e universidade percepções sociológicas a partir de uma experiência pedagógica. ETD [online]. 2015, vol.17, n.3, pp.673-695. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v17i3.8639482.

O artigo discute a temática dos intelectuais e sua relação com a sociedade a partir do locus privilegiado em que atuam: a universidade. No âmbito da disciplina de licenciatura oferecida pela Unicamp, Tópicos Especiais em Ciências Sociais Aplicadas à Educação - EL 142 (sob minha responsabilidade no primeiro semestre de 2015) e tendo em vista a inquietação inicial acima citada, foi proposto como tema para o curso a reflexão sobre a formação das universidades modernas e, conjuntamente, a atuação do intelectual em seus quadros. Problematizou-se, com efeito, a função ou o papel que os intelectuais exercem nos dias atuais e a validade do status conferido a esses sujeitos como intérpretes privilegiados da realidade. O diálogo com a bibliografia específica sugerida para a disciplina, a percepção dos estudantes em relação à temática proposta - obtida por meio das discussões em sala e pela avaliação do curso, bem como minha própria autoanálise reflexiva da experiência no decorrer do semestre, configuram as balizas nas quais o artigo se assenta.

Keywords : Intelectuais; Universidade; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )