SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A cultura da liberdade de criação e o cerceamento tecnológico e normativo: potencialidades para a autoria na educaçãoPercepção de tempo e necessidade de atividade na sociedade do excesso: educação no contexto das tecnologias digitais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ABEGG, Ilse  e  BASTOS, Fábio da Purificação de. Convergência e integração de tecnologias criativas em ambientes virtuais. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.60-70. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635592.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possuem uma grande relevância na vida dos indivíduos na sociedade contemporânea. Isso porque estão inseridas em vários contextos do dia a dia, inclusive na educação. Nosso objetivo é trazer contribuições e resultados de pesquisas realizadas no escopo da escolaridade, na implementação de proposta pedagógica na perspectiva da convergência e integração. Convergência entre modalidades educacionais mediadas por Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e integração das TICs para o desenvolvimento de produção colaborativa. Destacamos as tecnologias criativas como ferramentas para a organização das atividades de estudo. A pesquisa-ação desenvolvida teve o foco na referida integração e convergências das tecnologias criativas, centrando-se nas ferramentas wiki e glossário do Moodle, para promover a colaboração em rede. Como resultados, apontamos contribuições inovadoras no âmbito do planejamento, monitoramento e avaliação em rede das ações docentes e discentes mediadas tecnologicamente. Além disso, sistematizamos a ampliação e o aprimoramento do desenvolvimento da fluência tecnológica de todos os envolvidos.

Palavras-chave : Ambiente Virtual de Aprendizagem; Tecnologia Educacional; Disseminação da Tecnologia Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )