SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Public perception of science of undergraduate students from the state of São Paulo: a study through the perspective of biotechnologyThe invasion of the technologies of information and communication in schools and the necessary dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; PEREIRA, Jasete Maria da Silva  and  MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.104-121. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.

Keywords : Estratégia Didática; Formação de Docentes; Whatsapp.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )