SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Percepción pública de la ciencia de los estudiantes universitarios del estado de São Paulo: un estudio a través de la perspectiva de la biotecnologíaLa invasión de las tecnologías de la información y la comunicación en las escuelas y el necesario diálogo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; PEREIRA, Jasete Maria da Silva  y  MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.104-121. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.

Palabras clave : Estratégia Didática; Formação de Docentes; Whatsapp.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )