SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Percepção publica de ciência de graduandos do estado de São Paulo: um estudo a partir da ótica da biotecnologiaA invasão das tecnologias de informação e comunicação nas escolas e o diálogo necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SANTOS, Vera Lucia Pontes dos; PEREIRA, Jasete Maria da Silva  e  MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentes. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.104-121. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637398.

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) despontam no cenário educativo como nova nomenclatura para compor mídias analógicas e digitais presentes na sociedade. Isso gera impactos no ensino-aprendizagem, impulsionando os docentes a atualizações profissionais. As TDICs que surgiram para comunicar e transmitir informações representam amplas possibilidades, inclusive integração às práticas educacionais. O Whatsapp foi experimentado com estudantes de Pedagogia visando ao uso como estratégia didática na formação inicial de docentes. A pesquisa pairou nesta incerteza: como estratégias didáticas integradas às TDICs podem favorecer a formação de docentes? Nesse contexto, dados qualitativos da pesquisa evidenciaram vantagens e desvantagens do aplicativo.

Palavras-chave : Estratégia Didática; Formação de Docentes; Whatsapp.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )