SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Whatsapp: un bias línea como estrategia en la enseñanza de formación de profesoreConcweb: una herramienta de aprendizaje híbrido para proyecto de concreto reforzado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SIQUEIRA, Graziela Cancio. A invasão das tecnologias de informação e comunicação nas escolas e o diálogo necessário. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.122-135. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541.

O presente artigo baseia-se em uma pesquisa de mestrado em educação que dialoga com professores egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade localizada no estado do Rio de Janeiro, na qualidade de sujeitos mediadores entre os jovens, as demandas culturais e a estrutura escolar. O eixo é a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em seus processos formativos e práticas pedagógicas. Há o destaque aqui para a importância da leitura de mundo (FREIRE, 2014) do educando, que se desdobra a partir do contexto sociocultural no qual ele está inserido, com ênfase na premência do diálogo que coadune esses elementos, objetivando a compreensão da invasão das TICs nas escolas, seja por via direta por intermédio dos recursos que emprega, ou indireta, em função da lógica que sua globalização produz, alterando linguagens e modalidades relacionais, construindo outros paradigmas. Discute-se também o entrincheiramento da instituição escolar e sua impermeabilidade aos fatores externos comboiados pelo seu material humano, o que desperta novamente a necessidade do diálogo para o entendimento dessas formas outras de interação.

Palabras clave : Estudo de Egressos; TIC; Processos Formativos; Práticas Pedagógicas; Contexto Sociocultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )