SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Whatsapp: um viés online como estratégia didática na formação profissional de docentesConcweb: uma ferramenta híbrida de aprendizagem para projeto de concreto armado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SIQUEIRA, Graziela Cancio. A invasão das tecnologias de informação e comunicação nas escolas e o diálogo necessário. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.122-135. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637541.

O presente artigo baseia-se em uma pesquisa de mestrado em educação que dialoga com professores egressos do curso de Ciências Biológicas de uma universidade localizada no estado do Rio de Janeiro, na qualidade de sujeitos mediadores entre os jovens, as demandas culturais e a estrutura escolar. O eixo é a influência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em seus processos formativos e práticas pedagógicas. Há o destaque aqui para a importância da leitura de mundo (FREIRE, 2014) do educando, que se desdobra a partir do contexto sociocultural no qual ele está inserido, com ênfase na premência do diálogo que coadune esses elementos, objetivando a compreensão da invasão das TICs nas escolas, seja por via direta por intermédio dos recursos que emprega, ou indireta, em função da lógica que sua globalização produz, alterando linguagens e modalidades relacionais, construindo outros paradigmas. Discute-se também o entrincheiramento da instituição escolar e sua impermeabilidade aos fatores externos comboiados pelo seu material humano, o que desperta novamente a necessidade do diálogo para o entendimento dessas formas outras de interação.

Palavras-chave : Estudo de Egressos; TIC; Processos Formativos; Práticas Pedagógicas; Contexto Sociocultural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )