SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1La invasión de las tecnologías de la información y la comunicación en las escuelas y el necesario diálogoLa precarización del trabajo docente en el estado de São Paulo: veinte años de reformas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MELLO, Gláucia Nolasco de Almeida; MAIA, Elizabeth Vieira  y  CALIXTO, José Márcio Fonseca. Concweb: hybrid learning tool for reinforced concrete design. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.156-177. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8638248.

O uso da web tem se tornado uma alternativa atrativa para o desenvolvimento de ambientes virtuais devidas às possibilidade de implementação de interfaces interativas com a utilização de recursos multimídia, tais como: gráfico, vídeo, animação e simulação. Com base neste cenário, este artigo apresenta uma análise da influência do ambiente virtual ConcWeb na processo de aprendizagem da disciplina de projeto de estruturas de concreto armado. Os dados foram coletados das avaliações dos alunos a partir dos quais um estudo longitudinal foi empregado para a obtenção dos resultados. Todas as medições foram realizadas durante o semestre letivo e foram ajustadas para um modelo linear hierárquico para que fosse possível descrever a trajetória dos alunos. Os resultados finais mostram uma influência positiva do ConcWeb no desempenho dos alunos. Quando estimulados a utilizar o ambiente virtual ConcWeb, este pode se tronar uma grande ferramenta de auxílio no processo de aprendizagem de projeto de estruturas de concreto armado, além de atuar como suporte às aulas presenciais.

Palabras clave : Educação em Engenharia; Simulação; Ambiente Web de Aprendizagem; Análise Longitudinal.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )