SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Concweb: uma ferramenta híbrida de aprendizagem para projeto de concreto armadoAs tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PIOVEZAN, Patrícia Regina  e  DAL RI, Neusa Maria. A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: 20 anos de reformas. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.178-197. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635567.

Este trabalho tem por objetivo investigar as implicações das reformas educacionais, ocorridas nos últimos 20 anos, para a carreira da categoria docente do Estado de São Paulo. Partimos do pressuposto de que as novas políticas educacionais implantadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, após a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, aceleraram e ampliaram o processo de precarização do trabalho dos docentes paulistas em curso desde a década de 1970. Este estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, com análise das principais legislações relacionadas à temática. As principais categorias utilizadas na pesquisa foram a intensificação do trabalho docente, flexibilização nas formas de contratação e arrocho salarial. Ao longo da pesquisa localizamos e analisamos diversas legislações que permitem a intensificação e flexibilização das formas de contratação dos professores, assim como o arrocho salarial provocado por baixos salários e o incentivo à expansão de políticas que estimulam a remuneração dos docentes por meio de bonificação. Concluímos que uma série de reformas educacionais desenvolvida pelos governos federal e estadual paulista acelerou o processo de precarização do trabalho docente nas últimas duas décadas.

Palavras-chave : Reformas Educacionais; Precarização do Trabalho Docente; Política Educacional do Estado de São Paulo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )