SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1La precarización del trabajo docente en el estado de São Paulo: veinte años de reformasEscuelas públicas y la mejora de la formación del profesorado de biología en UFRN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

TORRES, Aline Lima et al. As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.198-214. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8640601.

Observa-se um crescente interesse científico em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação − TICs no universo da Educação Física escolar. Assim sendo, o presente estudo objetivou verificar o uso delas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise interpretativa das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a aplicação das atividades. Tais achados indicam, para a realidade pesquisada, a necessidade de intervenções voltadas à formação continuada e de uma maior atenção à infraestrutura e apoio a esses professores.

Palabras clave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Computador; Educação Física Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )