SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1The information and communication techonology and scholar physical education: the reality of the Public Education Teachers of FortalezaDo you have Facebook?: students' perspectives and consequences of using or not Facebook on Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MAKNAMARA, Marlécio  and  SOUSA, Rute Alves de. Escolas públicas e valorização da formação docente em biologia na UFRN. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.215-226. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858.

O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido por permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitaram aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção nos cotidianos das escolas-campo de estágio.

Keywords : Estágio Supervisionado; Cotidianos Escolares; Profissionalização Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )