SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Tecnologías de la información y la comunicación y la educación física escolar: la realidad de los profesores de la Red Pública De Fortaleza¿Tienes Facebook?: perspectivas estudiantes y consecuencias (no) uso de Facebook en Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MAKNAMARA, Marlécio  y  SOUSA, Rute Alves de. Escolas públicas e valorização da formação docente em biologia na UFRN. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.215-226. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858.

O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido por permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitaram aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção nos cotidianos das escolas-campo de estágio.

Palabras clave : Estágio Supervisionado; Cotidianos Escolares; Profissionalização Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )