SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da Rede Pública Municipal de FortalezaVocê tem Face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do Facebook no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MAKNAMARA, Marlécio  e  SOUSA, Rute Alves de. Escolas públicas e valorização da formação docente em biologia na UFRN. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.215-226. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8634858.

O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido por permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitaram aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção nos cotidianos das escolas-campo de estágio.

Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Cotidianos Escolares; Profissionalização Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )