SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Escuelas públicas y la mejora de la formación del profesorado de biología en UFRNLa construcción de saberes en un proceso de enseñanza y aprendizaje de ciencias: una historia que contar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CAVASSANI, Thiago Bernardo  y  ANDRADE, Joana de Jesus. Você tem Face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do Facebook no Ensino Superior. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.227-247. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635352.

É cada vez mais comum na literatura relatos de experiências nas quais as redes sociais configuram-se como tecnologia educacional capaz de suscitar ambientes colaborativos, simples e eficientes no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem. Apesar do impacto trazido pela tecnologia na vida contemporânea, esse fato ainda não é consensual entre os pesquisadores da área e representa um ponto fulcral para futuras transformações educacionais. A temática das novas tecnologias na educação configura-se, portanto, como um campo fértil para novas investigações e, com tal problemática, apresenta-se neste trabalho os resultados de uma pesquisa que analisou a percepção dos alunos de um curso superior de Licenciatura em Química a respeito do uso da rede social Facebook (FB) em suas atividades acadêmicas. Com tal indagação desenvolveu-se uma série de atividades utilizando a função grupos da rede social Facebook em uma disciplina do referido curso e realizou-se uma entrevista vídeo-gravada ao final da disciplina. Com abordagem qualitativa e ainda em uma perspectiva de estudo de caso, analisou-se o resultado dessa experiência por meio da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em três categorias e analisados à luz do exposto na literatura acerca do tema. A partir da interpretação dos dados ressalta-se a importância dessa ferramenta como ambiente social e colaborativo, facilitador da comunicação e da interatividade; de todo modo, esta não parece ter ainda impacto direto na melhoria dos processo de ensino e aprendizagem como recurso educacional diretivo.

Palabras clave : Facebook; Cibercultura; Ensino Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )