SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Do you have Facebook?: students' perspectives and consequences of using or not Facebook on Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GUIMARAES, Monica Narciso  and  ARAGAO, Ana Maria Falcão de. A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.250-268. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637514.

Nosso objetivo nesta pesquisa foi o de evidenciar os saberes adquiridos e acumulados durante o percurso no projeto Um corpo em Construção, bem como o de capturar, por meio dos registros, as interações e os significados que engendraram a construção desses saberes. A atividade pedagógica em questão é um recorte do referido projeto realizado pelos alunos do 8º ano de uma instituição pública de ensino, do âmbito federal, no estado do Rio de Janeiro, que prevê a construção de um corpo humano feito no interior de um molde de acetato e de sua história como personagem em uma narrativa ficcional. Neste artigo, trazemos a narrativa pedagógica de um momento com um dos grupos quando estes alunos-autores deram vida/corpo ao personagem Carlos Eduardo. Os saberes construídos na vivência deste projeto, mediatizados pelas interações - emergentes ou intencionais - entre professora e alunos se revelam, especialmente, por um processo intencional de reflexividade. Novos olhares e novos saberes poderiam recuperar outras formas de dialogar com as múltiplas realidades que se apresentam face a face conosco nas salas de aula. Saberes que as ciências ainda não conhecem.

Keywords : Saberes Docentes; Ensino de Ciências; Narrativas Pedagógicas; Reflexividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )