SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Você tem Face?: perspectivas discentes e implicações do (não) uso do Facebook no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GUIMARAES, Monica Narciso  e  ARAGAO, Ana Maria Falcão de. A construção de saberes em um processo de ensino e de aprendizagem de ciências: uma história para contar. ETD [online]. 2016, vol.18, n.1, pp.250-268. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8637514.

Nosso objetivo nesta pesquisa foi o de evidenciar os saberes adquiridos e acumulados durante o percurso no projeto Um corpo em Construção, bem como o de capturar, por meio dos registros, as interações e os significados que engendraram a construção desses saberes. A atividade pedagógica em questão é um recorte do referido projeto realizado pelos alunos do 8º ano de uma instituição pública de ensino, do âmbito federal, no estado do Rio de Janeiro, que prevê a construção de um corpo humano feito no interior de um molde de acetato e de sua história como personagem em uma narrativa ficcional. Neste artigo, trazemos a narrativa pedagógica de um momento com um dos grupos quando estes alunos-autores deram vida/corpo ao personagem Carlos Eduardo. Os saberes construídos na vivência deste projeto, mediatizados pelas interações - emergentes ou intencionais - entre professora e alunos se revelam, especialmente, por um processo intencional de reflexividade. Novos olhares e novos saberes poderiam recuperar outras formas de dialogar com as múltiplas realidades que se apresentam face a face conosco nas salas de aula. Saberes que as ciências ainda não conhecem.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Ensino de Ciências; Narrativas Pedagógicas; Reflexividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )