SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Pesquisa como emaranhamentoAs tribos no contexto do hibridismo tecnológico digital: a constituição da convivência digital virtual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COUTRIM, Erica de Cássia Modesto. A aquisição de línguas estrangeiras na web: qual professor? Qual aluno? Qual língua?. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.553-563. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646110.

A introdução da Internet em práticas educacionais para aquisição de línguas estrangeiras vem afetando fortemente os processos de aprendizagem, as estratégias de ensino e a própria linguagem. Um elemento nãohumano vem modificando a maneira como aprendemos e interagimos. As visões neomaterialistas e neoempiristas indicam que o poder de ação já não se restringe ao ser humano - como aponta o dualismo cartesiano, que estabeleceu um binário que tem servido como enquadramento teórico para as ciências sociais e para a educação, em particular. Pretende-se demostrar que a transferência do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para a Web extrapola o domínio de ferramentas tecnológicas. A complexidade desse processo, considerando a inadequação de relações hierárquicas e arcaicas para o ensino, assim como de um processo de aprendizagem que trata línguas e alunos como elementos inertes. Estudantes brasileiros de alemão como língua estrangeira foram observados e entrevistados, mas os limites dos métodos qualitativos não foram suficientes para analisar esses novos pensamentos sobre a influência recíproca e poder de ação de todos os elementos incluídos no processo. Por isso, a filosofia como método, o novo materialismo como enquadramento teórico, assim como a virada "onto-ético-epistemológica "(Barad, 2007) mostraram-se como alternativas adequadas à forma como nos referimos a eles. Os resultados indicaram que ainda existe uma persistência na manutenção dos papeis estabelecidos, apesar da crença na significância do elemento não-humano nesse novo contexto. Diante disso, produziu-se uma mistura de falsas expectativas e falsos resultados, tendo como resultado "nada de novo, em um novo ambiente".

Palavras-chave : Internet; Aquisição de Línguas Estrangeiras; Neomaterialismo; Neoempirismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )