SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3La adquisición de las lenguas extranjeras en la web: ¿qué maestro?¿qué alumno?¿qué lengua?Sala de aula ensemblaje: el escenário vibrante de lo processo de escolarización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

RATTO, Cleber Gibbon  y  BACKES, Luciana. As tribos no contexto do hibridismo tecnológico digital: a constituição da convivência digital virtual. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.564-579. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646105.

O artigo aborda a formação do educador na contemporaneidade, investigando os processos de ensinar e de aprender por meio das tecnologias digitais (TDs) emergentes. As TDs podem ser compreendidas como espaços de convivência, na medida em que possibilitam a representação da percepção sobre o conhecimento, a relação dialógica e a interação entre os participantes. Ou seja, pensar o ser humano na relação com o outro e em congruência com o espaço, para conhecer o objeto. A problemática contempla dois aspectos: o contexto do hibridismo tecnológico digital e a constituição da convivência de natureza digital virtual. A reflexão sobre problemática ocorreu durante os cursos de formação inicial do educador, desenvolvidos no Brasil e na França, tendo como foco principal a interação entre os sujeitos (professores em formação) e o objeto (hibridismo tecnológico digital) na reconfiguração do espaço educativo. Os dados empíricos resultaram do processo de interação e representação da percepção dos participantes nas atividades propostas. Esses dados foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo. Dessa forma, na pesquisa, evidenciamos que a constituição da convivência de natureza digital virtual ocorre por meio: das relações de emocionar, a estética que funda a "tribo"; do "estar-junto" cotidiano que se instaura na socialidade e na alteridade; das relações dialógicas nos processos de interação; do acoplamento estrutural estabelecido na convivência. Assim, acreditamos que no contexto educacional, é importante o desenvolvimento de práticas pedagógicas problematizadoras (perturbação) do viver e conviver cotidiano, em congruência com as TDs que potencializam a interação.

Palabras clave : Formação do Educador; Hibridismo Tecnológico Digital; Tecnologia Emergente; Convivência Digital Virtual.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )