SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The tribes in the context of the digital technological hybridism: the constitution of the virtual digital acquaintanceshipThe subject-object-relationship in karl jaspers' Periechontology: a contribution to an education for Openness, tolerance and existential realization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LAMEU, Paula Cristina. Sala de aula assemblage: o cenário vibrante do processo escolar. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.580-595. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646053.

Este artigo busca refletir sobre a complexidade do ambiente da sala de aula considerada como uma assemblage. A hipótese é que todos os componentes do conjunto são igualmente vitais, embora alguns vibrem mais que outros. A teoria de Vitalismo (Driesch, 1914) e o Materialismo Vital (Bennett, 2010a; b) são usados como ferramentas teóricas para análise. A Etnografia Assemblage (Youdell, 2015; Youdell & McGimpsey, 2015) é a metodologia de coleta de dados. Um estudo de caso múltiplo foi desenvolvido em três escolas no Reino Unido. Os resultados sugerem que professor e alunos são os componentes que mais influenciam na composição, decomposição e recomposição da sala de aula assemblage, orientando os fluxos de matéria-energia, uma vez que eles são agentes criadores e de mudança.

Keywords : Vitalismo; Materialismo Vital; Teoria Assemblage; Etnografia Assemblage; Escolarização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )