SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Las tribus en el contexto de la hibridación tecnológica digital: la constitución de convivencia digital virtualThe subject-object-relationship in karl jaspers' Periechontology: a contribution to an education for Openness, tolerance and existential realization índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

LAMEU, Paula Cristina. Sala de aula assemblage: o cenário vibrante do processo escolar. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.580-595. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646053.

Este artigo busca refletir sobre a complexidade do ambiente da sala de aula considerada como uma assemblage. A hipótese é que todos os componentes do conjunto são igualmente vitais, embora alguns vibrem mais que outros. A teoria de Vitalismo (Driesch, 1914) e o Materialismo Vital (Bennett, 2010a; b) são usados como ferramentas teóricas para análise. A Etnografia Assemblage (Youdell, 2015; Youdell & McGimpsey, 2015) é a metodologia de coleta de dados. Um estudo de caso múltiplo foi desenvolvido em três escolas no Reino Unido. Os resultados sugerem que professor e alunos são os componentes que mais influenciam na composição, decomposição e recomposição da sala de aula assemblage, orientando os fluxos de matéria-energia, uma vez que eles são agentes criadores e de mudança.

Palabras clave : Vitalismo; Materialismo Vital; Teoria Assemblage; Etnografia Assemblage; Escolarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )