SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Sala de aula ensemblaje: el escenário vibrante de lo processo de escolarizaciónCodicología, historia y cultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ROHR, Ferdinand. The subject-object-relationship in karl jaspers' Periechontology: a contribution to an education for Openness, tolerance and existential realization. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.596-613. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8646186.

A relação sujeito-objeto está sendo comumente tratada em teorias educacionais sob o viés de como o educando pode entrar apropriadamente em contato com os conteúdos. Na filosofia tardia de Karl Jaspers, na sua Periechontologia, encontramos reflexões que levam para os limites da cisão sujeito-objeto, demonstrando que um conhecimento absoluto e final do Ser é impossível. Ele chama essas reflexões de conhecimento filosófico fundamental, que pode ser considerado antídoto contra qualquer totalitarismo e pensamento dogmático. Precisamos transcender a relação sujeito-objeto e considerar o Ser como Todo-Abrangente de sujeito e objeto. Jaspers distingue sete modos do Todo-Abrangente. Ser-Aí (Dasein), Consciência em Geral (Bewusstsein überhaupt) e Espirito (Geist) são os modos subjetivos e imanentes, Mundo (Welt) o modo correspondente, objetivo e imanente. Viver exclusivamente nesses modos imanentes nunca satisfaz realmente. Para encontrar satisfação, de fato, nas nossas vidas, temos de transcender a imanência. Na visão de Jaspers, o passo para os modos transcendentes acontece somente concomitantemente no lado subjetivo para a Existencia (Existenz) e no objetivo para a Transcendência (Transzendenz). É fé filosófica (não religiosa) de Jaspers que os seres humanos encontram a própria identidade no momento em que reconhecem alguma cifra da Transcendência como valor absoluto para si. O sétimo modo é a Razão Abrangente (Vernunft). Esse modo permite que todos os demais sejam contemplados no seu sentido próprio e unificados nas decisões que tomamos para guiar a nossa vida. É objetivo deste artigo elucidar o pensamento pedagógico subjacente à Periechontologia de Jaspers, que se caracteriza como abertura, tolerância e realização existencial.

Palabras clave : Relação Sujeito-Objeto; Periechontologia; Teoria Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )