SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Codicologia, história e culturaOcupações (im)prováveis: que cidade devém? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

ICLE, Gilberto  e  FALKEMBACH, Maria. Três tecnologias de subjetivação para pensar o ensino de dança na escola. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.628-650. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642170.

Este texto pretende propor o ensino de dança na escola de Educação Básica como tecnologia que envolve três possibilidades: disciplina; biopolítica e técnica de si. São apresentadas as relações entre ensino de dança e as formas disciplinares de conduta de professoras e professores, e de alunas e alunos. Problematiza-se a biopolítica como tecnologia que trama o movimento e o movimentar-se à produção da vida, especialmente, por intermédio da mídia e de outras tecnologias. Discute-se a dança como tecnologia de si, como inquietude, mostrando a articulação entre movimento e modos de subjetivação. A reflexão aqui empreendida parte da produção filosófica de Michel Foucault, amalgamando-se aos estudos sobre o movimento de Rudolf Laban. Este texto enfatiza a relação entre a produção de movimento na Escola e três modos distintos de subjetivação, dando visibilidade à trama ambígua produzida pelo ensino da dança na Escola: subjetivar-se e assujeitar-se.

Palavras-chave : Dança; Escola; Movimento; Corpo; Michel Foucault; Rudolf Laban.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )