SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Three subjectivation technologies to think dance education in schoolsThe food memories reconstructionin initial science teacher education: a reunion with knowledge, tastes, flavors and affection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ANDRADE, Elenise Cristina Pires. Ocupações (im)prováveis: que cidade devém?. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.651-669. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8644678.

Fios-palavras-gestos em uma intimidade quase exposta. Momentos de produção de imagens que (se) pretendem deslugar: grafites em um muro de escola pública em Feira de Santana e oficinas de fotografias realizadas com alunos do ensino médio também de uma escola pública em Ichu (ambas no sertão baiano). Ações decorrentes do projeto de pesquisa "Cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo" que questiona: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Pretender, então, proliferar conexões, provocar a invenção de novas formas de olhar e vivenciar o mundo, a cidade, a produção de conhecimento, a expressão cultural dos artistas e estudantes no lugar das explicações e coerências. Propor, então, que a cidade não seja entendida, sentida, explorada apenas como cenário, mas sim máquina produtora de signos, expressão, conhecimentos. O conceito deleuziano de diagrama busca explorar e potencializar tais produções, pretendendo a desestabilização de uma política da representação para olhar, conhecer e inventar cidades. Provocar (na arte, na vida, na escrita, na educação, em lugar nenhum) rompantes de caos, desconsiderações às classificações e aos julgamentos morais.

Keywords : Fotografias; Filosofia da Diferença; Cidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )