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ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BOGADO, Adriana Marcela  y  FREITAS, Denise de. A reconstrução de memórias da alimentação na formação inicial de professores de ciências: um reencontro com saberes, sabores, aromas e afetos. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.670-689. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8645410.

Neste texto, discutimos diversos aspectos vinculados à alimentação a partir da análise de narrativas produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no marco de uma intervenção didática que envolveu o trabalho com a memória. Essa intervenção tinha como principal objetivo propiciar uma aproximação aos atributos socioculturais da alimentação, tanto em seus aspectos subjetivos coletivos como individuais. As narrativas foram submetidas à análise temática do conteúdo articulada a referencial sobre memória e práticas alimentares. Assim, foi possível identificar alguns aspectos relevantes que caracterizam as práticas alimentares rememoradas: a infância como momento marcante na aquisição de hábitos alimentares, ressignificada à luz do momento atual; a comensalidade reconhecida como valor; diferentes formas de expressar a subjetividade em relação aos alimentos; o protagonismo das avós na memória gustativa e afetiva, e, finalmente, a introdução de mudanças nos hábitos alimentares.

Palabras clave : Alimentação; Memórias; Narrativas; Formação de Professores.

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