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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MARTINS, Edna  e  CANDIDO, Renata Marcilio. Práticas educativas de famílias negras e relações étnico raciais: uma experiência em formação de professores. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.690-709. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8638937.

As práticas educativas familiares têm influência direta nos processos de formação de identidade racial das crianças negras, assim como norteiam os modos como essas questões são vivenciadas nas interações sociais em contextos diversos. Esse trabalho descreve uma experiência com estudantes de um curso de formação inicial de professores de uma universidade pública da Grande São Paulo. Centrada no estudo de referenciais teóricos que versam sobre socialização primária e identidade no contexto das relações étnico-raciais, tal experiência buscou iniciar os estudantes em um projeto de iniciação à pesquisa. Com o objetivo de compreender como ocorrem as práticas educativas de famílias negras com relação a socialização de suas crianças, a partir de metodologia qualitativa, o trabalho contou com dois grupos de alunos que realizaram entrevistas com 12 famílias da classe trabalhadora. Os dados analisados indicam que as práticas educativas da maioria das famílias negras entrevistadas incluem ações que se referem às relações entre cor/raça. Concluiu-se que tal experiência reafirma a relevância da inclusão de ações de pesquisa nos programas de ensino dos cursos de formação de professores, principalmente nas interfaces entre a educação científica e a questão das relações étnico-raciais, tendo em vista a formação de profissionais empenhados no trabalho de combate à discriminação racial.

Palavras-chave : Afro-Brasileiros; Família; Políticas Públicas em Educação; Conteúdos da Formação de Professores; Práticas Educativas.

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