SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Prácticas educativas de familias negras y relaciones étnico-racial: uma experiencia em la formación del profesoradoLectura y escrita en mutación: experiencias en medio digital índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FORTUNATO, Ivan. Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.710-718. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8642934.

Este artigo, escrito sob a forma de ensaio, é um relato de experiência em educação, especificamente sobre leitura infantil na escola, sendo fruto de reflexão a partir de uma atividade desenvolvida em sala de aula do ensino superior, no curso de licenciatura em pedagogia. Baseado na teoria educacional de Celestin Freinet, e na ação pedagógica dialogada, apresenta-se uma atividade didática supervisionada, sendo colaborativa e dinâmica, articulada em quatro etapas, a saber: aquecimento, desenvolvimento, partilha e reflexão. Ao final, ao mesmo tempo em que se deseja compartilhar a utilização de um instrumento didático, espera-se que essa experiência seja compreendida, analisada, debatida e melhorada por professores, em exercício e/ou em formação.

Palabras clave : Didática; Ensino; Leitura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )