SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Ensinando futuros professores sobre literatura infantil: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

NEITZEL, Adair Aguiar; MORAES, Taíza Mara Rauen  e  PAREJA, Cleide Jussara Muller. A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital. ETD [online]. 2016, vol.18, n.3, pp.719-735. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i3.8644572.

Este artigo visa problematizar acerca das mutações de leitura que vem ocorrendo na contemporaneidade, haja vista o acesso aos novos suportes de textos, como a tela do computador, tablets e celulares. Trata-se de um olhar analítico, de caráter qualitativo, respaldado nos trabalhos desenvolvidos por Poulain (2012), Petit (2008), Bélisle (2011), Autor (Ano), entre outros, sobre experiências de leitura e de produção vivenciadas pelos licenciandos do curso de Letras da UNIVALI, bolsistas do programa PIBID, em uma escola pública do Ensino Médio de Barra Velha, SC/Brasil. Os instrumentos de coletas de dados foram: portfólios redigidos pelos licenciandos de Letras, bolsistas do PIBID, disponíveis no ambiente Sophia da instituição e entrevista com os alunos do Ensino Médio que participaram da pesquisa. Os resultados indicam: a) a descoberta, por parte dos futuros professores de Letras, das potencialidades do texto literário em meio eletrônico tanto para leitura quanto para produção textual; b) exploração de múltiplas estratégias de leitura em meio digital; c) compreensão do conceito de intertextualidade por meio do romance Grau 26 e da produção de links nos textos elaborados; d) análise do papel do mediador de leitura no processo de formação de leitores.

Palavras-chave : Leitura em Meio Digital; Hipertexto; Formação de Leitores; Mediador de Leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )