SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Trails of an urban heterotopia: the case of Ibirapuera Park, SPA filmic bodies dance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GIARRUSSO, Francesco. Imagens do mundo: das imagens-vestígio ao espaço eletronumérico. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.820-834. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646423.

Embora o cinematógrafo tenha surgido como prolongamento da lógica planimétrica, atualizando desta forma o modelo cartográfico do Atlas, o seu aparecimento veio concretizar o sonho - já contido em potência na lógica do mapa - de percorrer o mundo em linha reta, sem interrupções, suplantando qualquer restrição espáciotemporal. Trata-se de examinar a natureza bifronte do cinema, o seu estatuto de fronteira entre a conceção espacial própria do modelo de matriz geométrico-euclidiana e a implementação da lógica do globo, isto é, a passagem da tendência cartográfica do cinema à criação e proliferação da imagem eletronumérica através da qual, graças também à progressiva colonização da atmosfera, a Terra deixa de ser pensada como plana para adquirir a forma de uma rede de interseções e linhas. A lógica planimétrica, subjacente à imagem-vestígio, deixa de orientar o mundo. A globalização nega a geometria euclidiana, e a ubiquidade e instantaneidade, implementadas pela velocidade com que circula a imagem eletronumérica, causam a progressiva desespacialização da realidade, razão pela qual a imagem eletronumérica já não representa "o mundo que se faz imagem" mas "o imaginário que se torna mundo", gerando inevitavelmente um novo horizonte experiencial.

Keywords : História da Tecnologia; Cinema; Cartografia; Globalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )