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ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CERVI, Gicele Maria  and  AUGSBURGER, Luiz Guilherme. Fanzine e oficina: articulações para uma prática molecular em educação. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.875-888. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646446.

Em uma sociedade onde a informação pulula a cada segundo e as determinações se multiplicam por todos os lados; em uma sociedade onde as modulações são cada vez mais extensivas e intensivas - controle contínuo, nada está acabado, tudo precisa manter-se em um fluxo que modela, que in/enforma constantemente -, enfim, em uma Sociedade de controle, como resistir? É movido por essa pergunta que o texto busca articular as potencialidades do Fanzine, enquanto vacúolo de não comunicação, e da Oficina, como prática de liberdade, para uma prática molecular de Educação. Esse escrito busca a potência criativa - linhas de fuga, possiblidades de existência etc. - através da produção artesanal de revista, enquanto material de expressão composto por uma espécie de patchwork (Fazine), e na metodologia experimental de Oficina, enquanto prática educacional desescolarizante (molecular). Todavia, se, por um lado, há tanto no Fanzine quanto na Oficina, especialmente com essa articulação, a potência de lançar ao indeterminado e, com isto, possibilitar a reinvenção, o devir, enfim resistir ativamente aos aparelhos de Estado e seus controles; por outro, ambos, Fanzine e Oficina, em sua própria natureza, podem ser utilizados de modo que redundem em uma prática molar, de maneira que reiterem a escolarização; a captura é sempre uma iminência, não havendo garantias ou seguranças - apenas experimentações, cuidado e potência.

Keywords : Fazine; Oficina; Educação; Molecular.

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