SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Smartphones para uso en la práctica educativa: experiencia y proceso creativoInclusão digital, controles, vigilâncias e linhas de fuga índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BEHAR, Patricia Alejandra; MACHADO, Leticia Rocha  y  GRANDE, Tássia Priscila Fagundes. Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.903-921. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8644207.

O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.

Palabras clave : Competências; Inclusão Digital; Idosos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )