SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Mapeo de las competencias digitales: inclusión social de las personas mayoresPor una pedagogía que hable por si sola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SARAIVA, Karla. Inclusão digital, controles, vigilâncias e linhas de fuga. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.922-941. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8644449.

O objetivo deste artigo é discutir a noção de inclusão digital a partir da problematização da internet como um campo de lutas, onde se dá tanto a produção do comum pela multidão e a constituição de novos espaços de liberdade, quanto a ação de mecanismos de controle e de vigilância eletrônica que visam privatizar o comum e assujeitar os indivíduos. Sugere-se uma ampliação na noção de inclusão digital, superando um entendimento restrito à disponibilidade de acesso, ao letramento digital e à capacitação para o adequado uso dos recursos e incluindo a instrumentalização dos indivíduos com conhecimentos técnicos sobre o funcionamento da internet. Pretende-se com isso construir uma cidadania digital que possibilite a participação política efetiva na esfera das tecnologias digitais. Indica-se, ainda, a conveniência de realizar essa ação por meio das escolas, deslocando a noção de uma inclusão digital voltada para classes desfavorecidas para algo necessário a todos os alunos.

Palabras clave : Inclusão Digital; Controle; Cidadania; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )