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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CRIZEL, Ana Paula  e  MUNHOZ, Angélica Vier. Por uma pedagogia que fale em nome próprio. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.942-954. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8642175.

Trata-se de pensar uma pedagogia que fale em nome próprio. Tal proposição fez parte das investigações da dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, que tinha como objetivo pensar diferentemente o território da pedagogia. Dessa necessidade, dá-se um encontro - nome próprio - , expressão encontrada em meio aos escritos de Deleuze e Guattari. Do encontro, cria-se o desejo de pensar uma pedagogia que fale em nome próprio. O primeiro movimento feito foi rastrear, na obra Mil Platôs, as aparições da expressão e estabelecer alguns marcadores nos excertos selecionados, na intenção de apreender de que maneira essa noção é compreendida e operada pelos autores. No segundo momento do texto, tensionam-se as formas e formações da pedagogia para, na sequência, propor a composição de uma expressão que opera no plano filosófico com o território da pedagogia. Ao finalizar, conclui-se que tal composição, ao acontecer, movimenta o corpo e o pensamento, criando condições para um possível.

Palavras-chave : Pedagogia; Nome; Movimento; Formação.

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