SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Por uma pedagogia que fale em nome próprio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de; DALMASO, Alice Copetti  e  GARLET, Francieli Regina. Para disparar leituras e escritas, para pensar na pesquisa e na docência: experimentando um espaço da pós-graduação em educação. ETD [online]. 2016, vol.18, n.4, pp.955-968. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8644526.

Estes escritos buscam relatar - e ensaiar-se enquanto relato - sobre uma experimentação produzida num espaço formativo de uma pós-graduação, curso de doutorado em educação. Foram usados como disparadores alguns contos do escritor moçambicano Mia Couto (2012) para que, a partir da leitura dos mesmos, escritas e pensamentos sobre docência e pesquisa pudessem ser produzidos. O encontro com alguns autores do pensamento da diferença, tais como Deleuze, Larrosa e Levy, e com as produções de colegas da disciplina, nos faz pensar o lugar da pesquisa, ao que possa ser problematizado como um pesquisar, menos em delimitá-lo em protocolos e mais como um espaço mesmo de experimentação e um modo de pensar nossos lugares de docência, de criarmos outras relações com a linguagem e com a vida. Ensaiar-se, ensaiar docências e pesquisas, como experiência de estabelecer outra relação consigo mesmo e com o mundo.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Pesquisa; Docência; Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )