SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Escolas de luta: cenas da política e educaçãoEspaços virtuais moventes das escolas ocupadas de Porto Alegre: o apoio mútuo como base da inteligência coletiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

CORSINO, Luciano Nascimento  e  ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. A ocupação como processo de descolonização da escola: notas sobre uma pesquisa etnográfica. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.26-48. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647751.

O ano de 2015 foi marcado pelo fenômeno das ocupações de uma média de 213 escolas da rede estadual de São Paulo. O presente trabalho faz parte de pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo central apresentar uma reflexão acerca da experiência de um pesquisador em ocupação realizada por jovens estudantes em uma escola da rede estadual de São Paulo. Por meio de pesquisa etnográfica, somaram-se 15 horas de observação e registros em diário de campo no interior da ocupação de uma escola localizada na zona norte de São Paulo. Dentre os fatos observados, destacam-se a forte autonomia dos/as jovens ocupantes, o ambiente democrático construído nas relações cotidianas e nos eventos promovidos, como as aulas abertas e as oficinas, assim como a tensão constante nas relações estabelecidas com os sujeitos contrários à ocupação. Verificou-se que a experiência da ocupação contribuiu efetivamente para a reflexão dos/as estudantes sobre a construção de uma escola democrática.

Palavras-chave : Juventude; Democracia; Participação Política; Etnografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )