SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Espacios virtuales que se mueven de las escuelas ocupadas de Porto Alegre: el apoyo mutuo como base de la inteligencia colectiva"Ocupe 1 de mayo ": ciberdemocracia, cuidado de si y sociabilidad en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SEVERO, Ricardo Gonçalves  y  SEGUNDO, Mario Augusto Correia San. Ocupatudors - socialização política entre jovens estudantes nas ocupações de escolas no Rio Grande do SulI. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.73-96. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647792.

O artigo analisa as ocupações realizadas nas escolas do estado do Rio Grande do Sul, no ano de 2016, e tem por objetivo identificar quais são as variáveis significativas para a construção do processo de socialização política dos estudantes envolvidos. A pesquisa foi realizada nos municípios de Pelotas e Rio Grande, mediante realização de nove grupos de discussão com estudantes que fizeram parte das ocupações, além da aplicação de cinquenta e seis questionários semiestruturados. Verificou-se que o processo de socialização política contém dimensões estratégicas da ação dos estudantes, os quais são observados nos processos de interação com outras categorias da rede de apoio fundamentais para a manutenção das ocupações, assim como a identificação de um antagonista responsável pela situação da educação: nesse caso, o governo executivo estadual. Ainda, a constituição do agir político baseia-se na busca por autonomia e pela apresentação de pauta material e simbólica, sendo possível concluir, dessa forma, que o processo de ocupação é produzido numa lógica pautada pela auto-organização, aspecto demonstrado pela realização das oficinas e limpeza dos ambientes. Ademais, durante as ocupações, e como resultado final, foi perceptível um processo de apropriação da capacidade de agência desses estudantes e a compreensão consciente do ambiente escolar como público, gerando um sentimento de responsabilidade pelo mesmo.

Palabras clave : Ocupações; Socialização Política; Movimento Social; Juventude.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )