SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1"Ocupe 1 de mayo ": ciberdemocracia, cuidado de si y sociabilidad en la escuelaOcupaciones en Minas Gerais súr, Brasil: autogestión, formación política y diálogo inter-geracional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Andréa Villela Mafra da  y  MELO, Keite Silva de. OcupaISERJ: estratégias comunicacionais do movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. ETD [online]. 2017, vol.19, n.1, pp.119-140. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v19i1.8647817.

O artigo se propõe a apresentar a percepção de três alunas, oriundas dos segmentos do ensino médio e ensino superior, sobre o movimento de ocupação do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj). O método utilizado neste texto, de cunho qualitativo, está fundamentado em entrevistas individuais que foram realizadas por meio de questões semiestruturadas, configurando um estudo de caso. Enquanto mobilização estudantil do Iserj, a ocupação é uma ação político-educacional que emerge dos alunos, como medida de enfrentamento às políticas do governo do Estado do Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2016. Concluímos que durante a ocupação do Iserj o protagonismo dos estudantes desenvolvendo atividades culturais, somados à autogestão discente, superou as expectativas diante da complexidade deste movimento em que coabitaram alunos de segmentos distintos. Ademais, trouxe à comunidade do Iserj novas aprendizagens por meio das assembleias e decisões coletivas que, de alguma forma, contribuíram com o ativismo político dos estudantes.

Palabras clave : Movimento de Ocupação; Autogestão Discente; Ativismo Político; Políticas Educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )